Notícias Contábeis


Guedes afirma que Brasil se tornará uma das cinco economias mais fortes do mundo nos próximos anos

28/09/2022

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, aproveitou sua participação no evento SENAI CIMATEC, em Salvador, nesta segunda-feira (26), para afirmar que o Brasil se tornará uma das cinco maiores economias do mundo nos próximos anos. 

“Nós só temos que confiar em nós mesmos, e o nosso presidente tem dado esse exemplo de altivez e confiança”, acrescentou o ministro sobre o tema.

Guedes mais uma vez aproveitou a oportunidade para elogiar a recuperação econômica do país após a pandemia de Covid-19 e ainda citou erros de projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o PIB do Brasil em 2020.

“O FMI fez a projeção que o PIB brasileiro ia cair 9,7%. Eu discordei, chamei a atenção que nós somos organismos vivos, que os modelos perdem aderência quando há muita incerteza e grandes mudanças, como as que estavam acontecendo. Pedi a eles com humildade, o FMI ficou com a previsão que tinha”, disse Guedes.

Segundo o Ministro, o Brasil teve uma queda de apenas 3,9%, uma porcentagem menos acentuada que países da Europa, como Itália e Reino Unido.

Ele comentou mais uma vez sobre a “narrativa política” criada durante o governo do atual presidente, que influenciaram nos erros de previsão econômica para o país.

“Nosso governo foi atacado de manhã, de tarde, e de noite, durante três anos e meio, são narrativas políticas. É a crise de abstenção de quem não está no poder, depois de trinta anos no poder”, comentou Guedes. 

“Primeira observação que eu faria é a seguinte: não acreditem em narrativas políticas. Confiem no Brasil, apostem no Brasil, observem os fatos. Um trimestre de deflação, a maior deflação da história, três meses seguidos de deflação, ao mesmo tempo o crescimento sendo revisto para cima o tempo inteiro”, finalizou o ministro.


Fonte: Contábeis