Notícias Contábeis


IRPF 2022: Receita paga mais um lote residual de restituição nesta quarta-feira (30)

30/11/2022

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

A Receita Federal liberou, nesta quarta-feira (30), o pagamento de mais um lote residual da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022, referente ao mês de novembro.

O pagamento será feito a 556.685 contribuintes que caíram na malha fina e acertaram as contas com o Fisco. O valor total creditado é de R$ 1,2 bilhões e o acerto será feito na conta do titular informada durante o preenchimento do IRPF.

Entre os contemplados, 15.889 têm mais de 80 anos, 115.654 têm entre 60 e 79 anos, 10.306 têm alguma deficiência física, mental ou doença grave e 47.774 têm o magistério como principal fonte de renda. Recebem ainda 367.062 contribuintes não prioritários.

Seguindo as regras do IR, o valor restituído é atualizado pela taxa Selic acumulada antes de ser depositado ao contribuinte. O valor é acumulado a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, com um adicional de 1% no mês do pagamento.

Acerto do lote residual
Se o contribuinte estava esperando a restituição nesse lote, mas não consta na lista dos contemplados, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, o usuário poderá enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se a restituição não for feita na conta informada, como no caso de contas bancárias desativadas, os valores ficarão disponíveis para saque por até um ano no Banco do Brasil.

Se o contribuinte não fizer o saque dentro do prazo, poderá solicitar novamente a retirada de valores no e-CAC, na opção “Declarações e Demonstrativos”, depois “Meu Imposto de Renda” e por fim "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".


Fonte: Contábeis