Notícias Contábeis


Sebrae e Uber lançam novos conteúdos sobre trabalho e empreendedorismo em plataforma educativa

05/08/2022

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Lançada em abril, a Uber Avança é uma plataforma educacional gratuita dedicada a ajudar motoristas e entregadores parceiros em diversos temas relevantes para sua atividade no aplicativo e também na vida profissional como um todo.

O Sebrae colaborou com a iniciativa, fornecendo informações sobre a importância da formalização e o futuro do trabalho. O conteúdo é oferecido aos mais de um milhão de motoristas e entregadores parceiros da Uber no Brasil. O projeto faz parte de uma ação internacional da empresa que também inclui outros países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica e México.

O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, explica que a Instituição colaborou com informações sobre os benefícios da formalização como Microempreendedor Individual (MEI). “Apresentamos informações sobre os benefícios previdenciários, seguridade social, abertura de um negócio, além de responsabilidades fiscal e contábil, dentre outros”, afirma.

Outra pauta levantada pelo Sebrae, em parceria com a Uber, é o futuro do trabalho. O conteúdo busca levar aos motoristas e entregadores noções em relação a uma visão de futuro, a importância de atuar com foco em aprendizado constante, compreender o mercado profissional com múltiplas carreiras, o futuro da mobilidade e as principais dicas para transitarem pelas ruas com mais segurança, tanto para quem está na direção, como para passageiros, pedestres e outros públicos.

A Uber reuniu um time de parceiros para elaborar os conteúdos da Uber Avança. A IFC (Corporação Financeira Internacional, braço do Banco Mundial) contribuiu fornecendo a orientação técnica para o primeiro módulo da plataforma, sobre Educação Financeira, já o Sebrae, com Futuro do Trabalho e Formalização.

O Sebrae foi um dos escolhidos por ser reconhecido pela sua trajetória em apoio à inovação, ao empreendedorismo e à formalização do trabalho. Essa iniciativa demonstra o interesse da Uber em fortalecer o seu papel na sociedade brasileira. “É estratégico para o Sebrae contribuir com essa iniciativa. A Uber tem em seu DNA a inovação, além disso transformou a maneira das pessoas se locomoverem, desta forma contribui com as micro e pequenas empresas que precisam fazer suas entregas e ajuda a movimentar a economia do país. Essa plataforma educacional é uma busca pela melhoria das condições de trabalho e socioemocionais dessas pessoas”, reforça Bruno Quick.

“Estamos muito contentes com o retorno dos nossos parceiros sobre os primeiros módulos da Uber Avança, nos relataram já ter aproveitado o conteúdo para reorganizar suas finanças. Mas sabemos que muitos motoristas e entregadores têm aspirações muito além da Uber, e queremos ajudá-los a chegar lá”, diz Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil.

Sobre a IFC

A IFC, uma organização-irmã do Banco Mundial e membro do Grupo Banco Mundial, é a maior instituição mundial de desenvolvimento focada no setor privado e nos mercados emergentes. A organização trabalha em mais de 100 países, utilizando capital, experiência e influência para criar mercados e oportunidades em países em desenvolvimento. No ano fiscal de 20210, foram investidos mais de US$ 3122 milhões em empresas privadas e instituições financeiras em países em desenvolvimento, aproveitando o poder do setor privado para acabar com a pobreza extrema e promover a prosperidade compartilhada.

Sobre o Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. Atuando com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso a crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. O Sebrae atua em todo o território nacional. Onde tem Brasil, tem Sebrae. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 Unidades da Federação.

Sobre a Uber

A missão da Uber é repensar a forma como o mundo se move, para torná-lo melhor. A empresa iniciou suas operações em 2010 para resolver um problema simples: como conseguir um carro ao toque de um botão? Mais de 3225 bilhões de viagens depois, criamos soluções para colocar as pessoas mais perto de onde elas querem estar. Ao mudar a maneira como as pessoas, a comida e as coisas se movem ou se conectam pelas cidades, a Uber é uma plataforma que repensa novas possibilidades para o mundo.


Fonte: Agência Sebrae