Obrigações de quem recebe o salário família

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Salário família - obrigações

Saiba quais obrigações de quem recebe o beneficio do salário família

Antes de ir direto ao ponto do tema da publicação, vamos explicar resumidamente o que é salário família.

  • Salário família é um benefício previdenciário, para todos os empregados (formais, avulsos, domésticos), com o objeto de auxiliar no sustento e educação dos filhos (Decreto 53.153/63 e Decreto nº 10.410/20).

Tem direito a receber o valor de R$ 56,47 por filho (ou enteado, se dependente), quem recebe proventos de até R$ 1.655,98, ter Filho até 14 anos(ou mais se comprovada a incapacidade), devidamente matriculados na rede de ensino e com cartão de Vacina em dias.

(em breve publicaremos com mais ênfase sobre o contexto geral de Salário Família)

💡Vamos direto ao ponto!

Quem recebe Salário Família, tem sim, obrigações a cumprir, para continuar a receber o benefício.

  • 🚨Deve anualmente, apresentar na empresa que trabalha:🚨

✔️ Cartão de vacinação devidamente atualizados, mais precisamente no mês de novembro, para crianças até 6 anos.

✔️ Nos meses de maio e novembro, o comprovante de frequência escolar, devidamente emitido pela Escola que a criança está matriculada, para crianças de 4 a 14 anos (anteriormente iniciava em 7 anos) Art. 84, Decreto nº 10.410, de 30.06.2020.

📍Caso não haja as devidas apresentações dos documentos, o colaborador pode ter o benefício suspenso, até sua comprovação. (sim, cabe ressaltar que caso o benefício seja suspenso, e o colaborador comprove devidamente em data posterior, poderá ter o benefício pago de forma retroativa)

📍Em caso de filho com invalidez (devidamente comprovada), o comprovante de escolaridade pode ser dispensado, desde que devidamente transcrito no documento que comprove a invalidez (atestado médico). Muita atenção nesse ponto, pois os pais (ou tutores) podem por conta própria tirar o filho do serviço de educação.

Em breve mais publicações.

Texto: @rodrigo_aquino.contador

Categorias

Últimos posts